Marketing

Como anda o Marketing da sua escola?

O principal objetivo do Marketing é gerar mais faturamento para empresa. Não interessa se você vai trabalhar ações institucionais para divulgar a sua marca para que as pessoas saibam que sua empresa é mais legal que a da concorrência. Esse tipo de ação também tem como objetivo gerar mais faturamento para seu negócio, porque quanto mais sua marca for valorizada, mais clientes irão atrás de você.

Geralmente as ações de marketing não são devidamente planejadas pelas escolas da Educação Básica. A maioria não possui uma área ou um profissional dedicado ao desenvolvimento e execução das estratégias de marketing e comunicação.

Desse modo, o calendário de ações de marketing gira em torno de datas comemorativas ou de eventos que acontecem dentro da escola, sem planejamento e sem metas de resultado. Uma auxiliar, um funcionário do TI ou uma secretária atualizarão as redes sociais ou o site da escola.  Essa dinâmica é muito comum e traz a falsa impressão de que a instituição está desenvolvendo um bom trabalho de divulgação.

Em uma pesquisa realizada pela Ideal Consultoria & Marketing e FEA Júnior – USP, de sessenta e três escolas entrevistadas, 60% disseram que seus diretores ou mantenedores são responsáveis pelas ações de divulgação da instituição.

Nada contra a direção cuidar da área de marketing, aliás, a direção precisa acompanhar todos os departamentos de perto. O que os dirigentes não podem fazer é achar que possuem conhecimento e tempo para desenvolver e operacionalizar tudo. A gestão precisa se preocupar em montar um bom planejamento estratégico e delegar a execução das ações definidas para os especialistas de cada área, que podem ser funcionários ou agências contratadas.

O Planejamento Estratégico de Marketing engloba etapas importantes como:

– Conhecer os pontos fortes e fracos da escola;

– Avaliar as oportunidades e ameaças do mercado;

– Identificar e analisar os concorrentes;

– Entender a satisfação dos seus clientes/consumidores;

– Estipular as metas do próximo ano.

Depois de realizada essas etapas, é possível desenvolver ações eficientes, fazendo com que a escola seja mais assertiva na hora de alocar seus recursos.

Portanto, se você não quer que sua escola perca competitividade no mercado, é hora de profissionalizar o Marketing dentro de sua instituição.

Texto: Ideal Consultoria & Marketing
31/10/2019

Comentar