As escolas concorrentes serão àquelas que usam as mesmas ferramentas que sua instituição para suprir as necessidades dos clientes. Mas, então todas as escolas da minha cidade são meus concorrentes? Não. Para identificar seus concorrentes reais é preciso avaliar diversas características.
Por exemplo, quando os pais/responsáveis vão pesquisar uma escola para seus filhos, uma das principais perguntas que vêm à mente deles é: qual escola é mais perto da minha casa ou do meu trabalho? A distância é um dos fatores decisivos para a escolha da instituição, principalmente em grandes capitais, em que o trânsito define a rotina das pessoas.
Portanto, uma escola, que está a 10 km de distância da sua instituição, mesmo que ofereça os mesmos serviços, nem sempre será seu concorrente direto.
Outros pontos importantes que devem ser mapeados das escolas concorrentes são: infraestrutura, preços de mensalidade, suas forças e fraquezas, quantidade de alunos, atividades extracurriculares, as ações de marketing, entre outras informações que considere relevantes para o seu negócio.
É importante que você faça essa análise por níveis de ensino pois, principalmente os preços, as atividades extracurriculares e a infraestrutura, podem variar para cada nível.