Marketing

Pandemia faz empresas investirem mais no marketing digital

O Brasil é o país do mundo em número de usuários na internet. Esse dado por si só já deveria fazer sua empresa focar investimentos no marketing digital. Mas um outro dado recente também mostra por que as empresas estão concentrando esforços nessa estratégia de negócio: a pandemia causou profundas mudanças nos comportamentos das pessoas e, consequentemente, no modo como as empresas administram seus negócios. 

Segundo o relatório Webshoppers, produzido pela Ebit | Nielsen e Bexs Banco, as vendas pelo e-commerce cresceram 41% em 2020. Quem antes só vendia em lojas físicas precisou mudar suas estratégias, e o marketing digital acabou sendo uma das melhores saídas.

Empresas e organizações que antes não davam tanta atenção para o marketing digital passaram a olhar com outros olhos para as mídias online e precisaram contratar uma empresa ou um profissional especializado no assunto. Em um mercado cada vez mais competitivo, muitas vezes estar conectado é a melhor solução para sair da crise que veio com a pandemia. 

Para obter resultados, no entanto, a empresa precisa saber que marketing digital não é apenas “fazer um post no Instagram” ou ter uma página na internet. Há uma série de estratégias que pode ajudar a empresa a alavancar suas vendas ou a aparecer para potenciais clientes. 

Conhecendo a “persona”

Quando falamos em marketing digital, é comum, antes de tudo, definir a “persona”, ou seja, qual é o público que consome o seu produto. Conhecer a idade média dos seus clientes, assim como seu perfil e seus comportamentos, é fundamental para que sua estratégia seja montada da melhor maneira. Também é importante lembrar que, além de atingir novos consumidores, você também deve dar atenção aos clientes atuais, o que pode ser feito com um programa de fidelização, por exemplo.

Invista em diferentes formatos de marketing digital

Além dos tradicionais posts nas redes sociais, que são bastante importantes, sua empresa também deve concentrar esforços nos diferentes formatos que podem ser trabalhados no marketing digital. Claro que qualquer plano ligado a um desses formatos deve ser traçado de acordo com a estratégia da sua empresa, mas podemos indicar algumas táticas:

– Inbound Marketing: também conhecido como marketing de atração, é um conjunto de estratégias cujo objetivo é conquistar clientes mediante compartilhamento de conteúdo criado especificamente para o público-alvo específico. Esse conteúdo pode ser divulgado por meio de textos, vídeos, podcasts ou e-books, por exemplo.

– E-mail Marketing: ferramenta muito útil do marketing direto, é um canal de comunicação direto com o público-alvo. Normalmente, o disparo de e-mail é feito por uma ferramenta de automação. Para conseguir uma lista de contatos, a empresa pode já ter uma base de dados consolidada ou conquistar leads gerados por outras estratégias. Por exemplo: ao oferecer um e-book a um determinado grupo, sua empresa pede o cadastro de cada usuário.

– “Patrocinados”: seja nas redes sociais, seja no Google, é possível “patrocinar” as postagens ou mesmo o endereço do seu site. É uma maneira de alcançar mais pessoas que estão procurando determinado assunto ou produto.

– SEO: a melhor maneira de aparecer nas primeiras posições da busca do Google sem contar com anúncios patrocinados é por meio de um bom trabalho de SEO, ou seja, um conjunto de estratégias de otimização de sites, blogs e páginas da web que busca o melhor posicionamento de certos termos procurados pelos usuários nos resultados orgânicos do Google.

Como podemos ver, o marketing digital é muito mais do que apenas criar uma página nas redes sociais. É preciso traçar estratégias para que a empresa possa chegar à sua persona com aquilo que ela deseja vender. 

Em 2020, em razão dos impactos da pandemia, o marketing digital tem sido um investimento que vale a pena para as empresas que precisam fugir da crise e se destacar no mercado. Continue acompanhando mais notícias sobre marketing digital no nosso site.

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