Marketing

Qual o posicionamento da marca de sua escola?

Por 28 de outubro de 2021 Sem comentários

A marca é o que as pessoas falam sobre você. O posicionamento da marca é como você deseja se mostrar para as pessoas.

A marca é um dos bens mais valiosos de uma empresa. Conquistar uma marca que leve credibilidade ao público não é uma tarefa fácil e não acontece do dia para a noite. Obviamente o sucesso de uma marca está relacionada a qualidade dos serviços prestados pela aquela empresa.

Portanto, não adianta ser uma escola com uma estrutura maravilhosa, num local estratégico, com um corpo docente experiente se, no final, os pais e responsáveis não estiverem satisfeitos com os seus serviços.

O trabalho com a marca deve ser uma das principais preocupações de um gestor ou mantenedor de uma escola. Pais e responsáveis investigam sobre a reputação das instituições antes de matricularem seus filhos.

Não importa o tamanho ou perfil de sua escola, as pessoas precisam falar bem de sua empresa e, para isso, é preciso focar no seu cliente, entender suas necessidades e avaliar se sua escola consegue ou deseja atendê-las.

O posicionamento de uma marca traz valor percebido para a empresa, traz credibilidade e, consequentemente, mais clientes.

Para descobrir o posicionamento de marca de sua escola, faça algumas perguntas:

– Por que essa escola foi fundada? Qual foi a inspiração?

– Qual a missão da escola?

– Há algo único ou importante sobre a visão dos fundadores da escola?

– Se sua escola fosse uma pessoa, que tipo de pessoa ela seria? (tente descrever com detalhes esse tipo de pessoa, idade, gostos, aparência).

– Quando você pensa na sua escola, que imagens vêm à cabeça?

– Descreva o diferencial de sua escola em uma frase.

– Descreva em detalhes a sua visão sobre a escola daqui há 5 anos.

– E seus clientes e consumidores? Se identificam com sua marca?

É preciso entender antes sobre seu público-alvo. Qual o perfil dos seus clientes (pais/responsáveis) e consumidores (alunos)? Eles buscam preço? Estão preocupados com os valores morais da escola? Querem uma instituição focada no vestibular? Enfim, de modo geral, por que os pais e alunos procuram sua escola?

É preciso entender também os anseios do fundador, gestor ou mantenedor: é esse o perfil de clientes e consumidores que a escola deseja atender? Se não for, qual o perfil? Como quero que minha escola seja percebida pelos clientes e consumidores?

Depois de toda essa reflexão, é hora de colocar a mão na massa. Complete as frases abaixo e encontre o posicionamento de marca de sua escola.

A minha escola é:

O quê: a única escola

___________________________________________________________________
(destaque o diferencial de escola, tem que ser algo que nenhuma escola concorrente tenha. Exemplo: Minha escola é a única que possui uma filosofia de educar os alunos para prepará-los de verdade para o mundo.)

Como:

____________________________________________________________________
(coloque o que seu escola faz de especial. Ex. que forma cidadãos por meio de uma proposta pedagógica concreta).

Quem:

____________________________________________________________________

(Para quem você oferece o seu serviço? Você pode descrever dois públicos: os pais/ responsáveis e os alunos. Exemplo: para pais preocupados em formar cidadãos e alunos preocupados em fazer a diferença).

Onde: _____________________________________________________________________

(onde sua escola atua. Exemplo: que residem em São Paulo)

Por quê: _____________________________________________________________________

(diga qual o interesse do seu público em usar os seus serviços. Exemplo: que acreditam que a educação pode mudar o mundo).

Quando: _____________________________________________________________________

(em qual contexto tudo isso acontece? Exemplo: numa era em que as pessoas estão mais preocupadas em si do que no planeta em que vivem).

Agora, junte todas as respostas em uma única sentença e veja se faz sentido.

Exemplo: “Minha escola é a única que possui uma filosofia de educar os alunos para prepará-los de verdade para o mundo, que forma cidadãos por meio de uma proposta pedagógica concreta, para pais preocupados em formar cidadãos e alunos preocupados em fazer a diferença, que residem em São Paulo e que acreditam que a educação pode mudar o mundo, numa era em que as pessoas estão mais preocupadas em si do que no planeta em que vivem.”

Você pode fazer ajustes, caso achar necessário. O importante é você olhar para aquela frase e pensar “sem dúvida, esse posicionamento representa o que desejo para a marca da minha escola”.

Pronto! Você encontrou o posicionamento de marca da sua escola. Agora, divulgue para seus funcionários e clientes. Se achar interessante, coloque essa frase num quadro na recepção da escola, na sala dos professores, em seu site, em todo o lugar. Os funcionários precisam ter atitudes de acordo com o posicionamento de sua escola, assim como, os clientes que irão buscar seus serviços, deverão estar conscientes do propósito de sua instituição.

Desse modo, a escola acaba tornando-se muito mais que uma instituição de ensino e sim, uma comunidade forte unida por um objetivo em comum.

Texto: Helena Poças Leitão, autora do livro Marketing Escolar de Bolso e fundadora da Sua Escola Ideal.

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