A Folha promove no dia 13 de novembro (quarta-feira), em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, a quarta edição do fórum Inovação Educativa.
De acordo com dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o percentual de gastos em educação no Brasil aumentou de 4,6% do PIB em 2000 para 6,2% em 2015.
Os gastos por aluno, no entanto, ainda correspondem a menos da metade da média dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), segundo o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), e o desempenho dos estudantes brasileiros é inferior a países com patamar semelhante de investimentos.
Problemas históricos da educação brasileira, como poucas vagas no ensino em tempo integral, baixos indicadores de leitura e falhas na formação de professores, persistem.
O evento discutirá experiências de transformação da educação brasileira e caminhos para potencializar a aprendizagem no país.
As perspectivas de aplicação de conhecimentos da neurociência na educação serão abordadas em uma das mesas do evento. Os movimentos de renovação do ensino no Brasil e os desafios atuais no uso de metodologias ativas em sala de aula também serão debatidos no fórum.
O evento é gratuito e começa às 8h no Centro de Convenções Rebouças (Av. Rebouças, 600, Pinheiros) em São Paulo.
As inscrições podem ser feitas pelo site Folha Eventos: https://eventos.folha.uol.com.br/
Fonte: Folha de São Paulo
(http://eventos.folha.uol.com.br/evento/4-forum-inovacao-educativa/268)