Sua startup já está toda estruturada e com estratégias de marketing traçadas para ter mais sucesso no negócio? O marketing é fundamental para qualquer um, e o mais importante: ele pode ser colocado em prática a qualquer momento. Basta querer! E quem não quer conquistar mais clientes, divulgar a própria marca e gerar vendas?
Para comunicar seu serviço e seus produtos com mais clareza, é preciso montar um bom planejamento de marketing. Com as ações definidas, será possível alcançar seus objetivos com sucesso.
Um dos principais objetivos de uma startup é conseguir financiamento, mas é bom lembrar que para conquistá-lo, além de oferecer um bom serviço, você precisa aparecer para possíveis financiadores.
Para te ajudar, separamos algumas dicas que vão te ajudar a ter um planejamento de marketing mais certeiro.
1 – Faça uma análise do mercado
Não adianta olhar apenas para o próprio negócio, por melhor que ele seja. Para criar uma boa estratégia de marketing, é preciso também conhecer o mercado no qual você está inserido.
A análise precisa ser completa. Descubra quem são seus concorrentes, qual é o tamanho do mercado, qual é o poder de compra e a necessidade do seu público-alvo e se o seu serviço terá demanda e necessidade no mercado, ou seja, se ele será procurado.
2 – Defina quem é o seu público
Esse é um ponto muito importante e que merece um item só para ele dentro da estratégia de marketing da sua startup.
A análise de que falamos acima deve ser muito bem realizada aqui também. Não trabalhe com hipóteses de que sua startup vai oferecer um serviço ou produto para determinada pessoa; tenha uma definição exata de quem é o seu público-alvo.
Aprofunde sua pesquisa para alcançar com a mais exata perfeição a sua persona: conheça seus hábitos e qual é seu poder de consumo, sua idade média e seus hobbies, por exemplo.
Com todas essas informações em mãos, será muito mais fácil traçar uma estratégia de marketing para oferecer conteúdo e chegar com exatidão ao seu público consumidor, garantindo um relacionamento mais forte e duradouro com ele.
3 – Quais são suas metas?
Em um plano de marketing, as ações estão interligadas. E sua startup precisa ter as metas bem definidas para alcançar os objetivos.
Muitas startups utilizam alguns métodos que ajudam a definir essas metas, e talvez você já tenha ouvido falar deles:
- SMART: esse método de definição de metas segue as siglas da palavra em inglês, em 5 fatores: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal). O método, resumindo, é uma espécie de checklist que você deve fazer. Sua meta deve ser específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.
- OKR: Neste método, você deve responder a duas perguntas principais: qual é o seu objetivo (onde quero chegar?) e qual é o seu resultado-chave (como saber se chegarei ao que pretendo?). Para cada objetivo traçado, é importante ter mais do que um resultado.
4 – Crie conteúdos para todos
Após ter definido o seu público-alvo e suas metas, agora é hora de começar a produzir conteúdo. Além de explicar o seu produto, mostre que o serviço da sua startup é essencial.
Seja com textos, vídeos ou eBook, você deve oferecer conteúdo para se posicionar e conquistar novos clientes, além de estreitar os relacionamentos com quem você já tem contato.
Conheça quais são as dores e necessidades do público-alvo a fim de direcionar melhor o seu conteúdo e de que ele faça sentido para o público. Além disso, escolha qual é o melhor canal de comunicação, onde sua persona se encontra: você pode enviar o conteúdo pelas redes sociais, por e-mail, site ou por todos eles, obviamente.
5 – Veja os resultados constantemente
Não importa qual estratégia de marketing você usou, esse é um ponto que deve ser sempre levado a sério para descobrir se suas ações estão funcionando: sempre confira os resultados.
Antes de tudo, no entanto, é importante definir a métrica de resultados, ou seja, aquilo que será analisado. Quais números são mais importantes para sua startup? Pode ser o número de visitantes que entrou no seu site no mês, ou que clicou em uma postagem no Instagram, ou que abriu um determinado e-mail, ou até mesmo a taxa de conversão no site de visitantes que se transformaram em vendas. Há inúmeras métricas que sua startup pode escolher para definir se a estratégia de marketing trouxe resultados ou não.