Marketing

Conheça 8 estratégias de marketing para alavancar sua empresa

O marketing está presente em nossas vidas desde sempre e, convenhamos, é muito importante para qualquer negócio. Nos últimos anos, o marketing digital tornou-se cada vez mais ativo e relevante, principalmente por ser mais efetivo e menos custoso, e é uma ferramenta poderosa para as startups que estão em processo de crescimento.

São várias as ações dentro do marketing digital que as startups podem adotar. Mas como escolher a mais certeira? Confira a lista que separamos para você e descubra como crescer usando uma estratégia de marketing digital.

1 – Produção de conteúdo importante

Escreva para seu público-alvo. Com os textos de marketing de conteúdo, você vai gerar posicionamento, autoridade e engajamento. 

Um conteúdo interessante, que tenha tudo a ver com a sua startup, vai atrair novas oportunidades de negócio e, claro, novos clientes. Seja uma autoridade no assunto que domina, dê dicas, escreva sobre o panorama de mercado e destaque-se da concorrência.

Lembre-se de que hoje em dia, cada vez mais, as pessoas têm procurado um serviço ou referências na internet. Não perca tempo e ofereça conteúdo para seu público-alvo.

2 – Conteúdo diversificado

Quando falamos em marketing de conteúdo, é importante saber que não estamos nos limitando apenas aos textos. É muito importante ter um blog, mas você pode ir além das escritas.

Diversificar conteúdo significa atrair mais pessoas para seu negócio. Você pode, por exemplo, montar um eBook com um tema que tem tudo a ver com sua startup ou, então, produzir um vídeo com dicas sobre o seu serviço. O formato audiovisual também é bastante procurado na internet e faz bastante sucesso.

O importante aqui é diversificar a audiência com diferentes conteúdos para atrair mais clientes . Assim, sua visibilidade na internet será muito maior! 

3 – Quem é a sua persona?

Antes de tudo, vamos entender o que isso significa. Persona, aqui, é quem representa os diferentes tipos de usuários ou clientes da sua empresa, com atitudes e comportamentos definidos. Entender para quem você está produzindo conteúdo é importantíssimo para ter sucesso. 

Antes de sair escrevendo sobre qualquer tema, defina quem é o público que você deseja alcançar. Uma startup de tecnologia vai direcionar todo o seu conteúdo para quem já entende do assunto, por exemplo. Uma academia, por sua vez, vai escrever para pessoas que buscam informações acerca de atividades físicas, saúde, esporte e bem-estar; sua persona nunca será uma criança, pois esse não é seu público alvo. Ficou mais claro agora?

Após definir sua persona, saiba quais são os problemas e as dores que ela apresenta e trace um plano de como sua startup pode ajudá-la.

Com isso em mente, será muito mais fácil criar conteúdos e campanhas para você ter autoridade no assunto e chegar com mais sucesso ao público-alvo.

4 – Faça seu conteúdo aparecer para o público

No passo a passo de como usar o marketing digital, chegamos em um ponto importante. Afinal, após produzir conteúdo, ele precisa chegar às pessoas certas.

Ser encontrado nas pesquisas do Google é uma das principais estratégias. Utilizar técnicas de SEO nos textos e sites vão ajudar sua startup a ser encontrada mais facilmente.

Para não precisar patrocinar um conteúdo, essa otimização de conteúdo é o melhor caminho para conseguir melhor posição nas buscas orgânicas do Google. Quanto mais um texto for visto e compartilhado, mais bem ranqueado ele estará nas pesquisas.

5 – Redes sociais

Impossível falar em marketing digital e não entrar no assunto das redes sociais. Com o passar dos anos, mais pessoas estão interagindo nas redes, e aqui podemos citar várias delas, como Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn ou Youtube, por exemplo.

É preciso conhecer em quais dessas redes a sua persona se encontra para interagir com o público e gerar engajamento.

Crie um perfil da sua startup, gere conteúdo e converse com sua persona. O resultado será certeiro!

6 – Use e abuse do e-mail marketing 

Falamos anteriormente em diversificar as formas e os meios de divulgar conteúdo, e um bom jeito de levar conteúdos para as pessoas é por intermédio do e-mail marketing.

Além de sites e redes sociais, sua startup consegue passar sua informação de maneira mais direta para as pessoas por e-mail

Mas como conseguir e-mails de possíveis clientes? Uma das estratégias é criar uma landing page, ou seja, você oferece um material gratuito (que pode ser um eBook, por exemplo) em troca dos e-mails dessas pessoas interessadas em seu conteúdo. Além disso, você também pode usar softwares específicos de envio de e-mail marketing, que vão ajudar ainda mais no seu negócio e poderão gerar mais resultados para a startup.

7 – Faça testes para conseguir melhores resultados

Muitas vezes, uma campanha de marketing não está tendo o retorno esperado. Porém, antes de colocar uma campanha no ar, você já pensou em realizar um teste A/B?

Nesses testes, a ideia é colocar duas versões da campanha parecidas para serem distribuídas (elas podem ter uma alteração no texto ou na arte, por exemplo) a fim de identificar qual delas terá mais conversão.

Com esses testes, fica mais fácil direcionar suas campanhas para obter melhores resultados e mais conversões.

8 – Etapa final: medir os resultados

Essa é a etapa que toda empresa está de olho. Afinal, após realizar todos os processos anteriores, é preciso saber como anda o resultado.

Importante dizer que sua startup precisa definir qual é o resultado esperado: pode ser mais engajamento em uma postagem, mais taxa de conversão ou de cliques. Essas são algumas métricas de performance que vão definir o sucesso do seu conteúdo.

Não deixe de acompanhar todos os números e todas as análises que podem ajudar sua startup a gerar mais vendas ou ganhar mais clientes. 

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