Marketing

5 dicas para sua empresa vender pela internet

Vender pela internet é cada vez mais fundamental para que as empresas tenham algum destaque no mercado. Diante da pandemia, que mudou os hábitos dos consumidores, vimos que boa parte do consumo migrou das vendas físicas para o mercado online. Mas sua empresa sabe como vender pela internet? Nesta matéria, trazemos algumas dicas para você ganhar dinheiro na web.

Com a pandemia do Coronavírus, uma tendência que todos vimos foi a de as pessoas começaram a fazer suas compras pela internet. Segundo o relatório Webshoppers, produzido pela Ebit | Nielsen e Bexs Banco, as vendas pelo e-commerce cresceram 41% em 2020. Diante da crise e de um mercado competitivo, foi essencial que as empresas investissem dinheiro e esforços nesta estratégia. 

Porém, antes de colocar em prática qualquer nova ação de vendas, acompanhe esse nosso artigo para sua empresa alcançar o sucesso. 

 

1 Defina um modelo de vendas

O que sua empresa precisa definir em primeiro lugar é o modelo de vendas que vai aplicar. Entre diversas opções, trazemos alguns questionamentos:

Quem é o seu público?

Saiba quem você vai querer alcançar nos seus canais online. Assim como em uma loja física, na internet não é diferente: você precisa oferecer um produto ou um serviço que alguém esteja procurando. Esse é um assunto que trataremos com mais detalhes no tópico “Elaborando os planos de Marketing Digital”.

Saiba o que pode ser vendido na internet

As ofertas dividem-se entre serviços e produtos, mas você precisa conhecer a diferença entre venda simples e venda complexa. Na venda simples, não é preciso do auxílio de um vendedor: a pessoa entra na página da internet (ou em suas redes sociais) e realiza todo o processo sozinha. Já na venda complexa é necessária a mediação de um representante comercial: nesse caso, o comprador costuma preencher um formulário nos canais online antes de ser contactado pelo vendedor. 

Além de vender produtos e serviços próprios, você também pode oferecer produtos e serviços de terceiros na internet  por meio das plataformas de Marketing de Afiliados. Nesse processo, você ganha uma comissão por cada venda realizada. 

Outras formas de monetização online são os anúncios do Google Adsense e a venda de espaços publicitários: quanto mais visualizações ou cliques o anúncio tiver no seu site, blog ou YouTube, mais sua empresa vai ganhar.

 

2 A plataforma ideal para vendas pela internet

Após definir qual é a maneira pela qual sua empresa vai monetizar na internet, é hora de escolher a plataforma certa para divulgar o seu negócio. 

Nem sempre o ideal é estar presente em todas as redes sociais, por exemplo. Antes de tudo, é preciso conhecer seu público-alvo e entender com quem você está interagindo. Um público mais jovem estará mais presente em redes como TikTok ou Instagram; já um público corporativo tem mais chance de ser atingido no LinkedIn.

Além de escolher as melhores plataformas, é preciso saber que uma delas é fundamental para qualquer negócio, principalmente para quem busca vendas online: sites. Ter uma página na internet fará você aparecer mais nas buscas do Google, e, convenhamos, sabemos que esse ainda é um caminho que todo mundo faz quando procura algo na internet. 

 

3 Construindo um site

Você vai oferecer um produto ou um serviço? Para cada resposta, há um tipo de site mais apropriado. 

Se a ideia é atrair certo público devido a conteúdos educativos (e depois oferecer o seu produto), um blog é o melhor canal. Outra opção é ter uma loja virtual, caso sua ideia seja apenas vender produtos.

Qualquer que seja o modelo escolhido, você vai precisar seguir as mesmas etapas, como compra do domínio, instalação do CMS e contratação da hospedagem.

 

4 Elaborando os planos de Marketing Digital

Já criou seu site e sabe qual produto vender (e como vendê-lo)? É preciso, agora, fazer todo o conteúdo chegar ao público. Mas, afinal, quem é o seu público-alvo?

Entre as estratégias do Marketing Digital, sua empresa precisa definir a buyer persona e o funil de vendas.

Resumindo, buyer persona é uma representação semifictícia de quem consome seu produto/serviço. Por exemplo: João, 45 anos, engenheiro, classe A, gosta de viajar com a família para fora do Brasil todo ano. Com esse perfil, você conseguirá criar todo um conteúdo específico para se aproximar de sua persona com mais precisão.

Já o funil de vendas é a jornada de compras pela qual o cliente passa até comprar o produto/serviço. Ele é dividido em topo, meio e fundo.

O topo do funil é a primeira etapa, quando a persona “descobre” ter um problema. No meio do funil, ela já está procurando soluções. Por fim, o fundo do funil é configurado quando a persona encontra um recurso para resolver a situação.

Saber trabalhar com esse funil é muito importante para a estratégia de conteúdo dar certo, algo que pode ser montado por meio de textos em blog, e-mails ou e-books, por exemplo. 

 

5 Divulgando sua marca

Ainda dentro das estratégias de Marketing Digital está a maneira como você vai divulgar a sua marca. 

Sem precisar lançar mão de anúncios pagos, é possível aparecer nas buscas do Google com uma boa estrutura de SEO no site e textos. Com essa otimização direcionada para os sistemas de buscas, uma das estratégias mais valiosas é escolher as palavras-chave que estão tendo mais resultados. Se você vende “bola de futebol”, por exemplo, essas são as palavras que você mais deve usar no seu site e textos de blog

Como os resultados de SEO demoram um pouco mais para aparecer, muitas empresas resolvem patrocinar postagens e fazer uso de mídia paga para obter resultados mais rápidos. Esse tipo de serviço pode ser feito por meio do Google Ads ou Facebook Ads.

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