Atrair clientes e consumidores é sempre um desafio para as empresas. Antigamente, bastava fazer uma propaganda em uma revista ou aparecer em um comercial da TV para alcançar o seu público-alvo. Hoje, com as mudanças no comportamento do consumidor e com a transformação digital, é preciso encontrar outras maneiras para conquistar clientes. E o inbound marketing é uma dessas estratégias que chegou para ficar.
A Ideal Consultoria & Marketing preparou um material para você saber como o inbound marketing pode ajudar sua empresa a ter destaque no mercado.
O que é inbound marketing
Podemos definir o inbound marketing como uma estratégia em que atraímos os clientes até a nossa empresa por meio da mensagem. Ao criar e compartilhar conteúdo voltado para determinado público-alvo, conseguimos cativar esses clientes e criar um relacionamento com eles.
Por garantir que haja uma aproximação entre marca e consumidor, o inbound marketing é também conhecido como marketing de atração.
As diferenças entre inbound marketing e outbound marketing
O outbound marketing é o marketing com o qual nos acostumamos há anos, como anúncios em TV, jornal, revista ou redes sociais, outdoor, estande de vendas, contato por telefone etc.
Por ser uma comunicação de mão única, ou seja, da marca para o público, há pouca interação e também menor engajamento: nem sempre a empresa vai alcançar o público-alvo no exato momento em que ele estiver precisando daquele produto/serviço. Além disso, costuma ter um custo de ação relativamente alto.
Já o inbound marketing oferece melhor comunicação entre a marca e os consumidores, já que essa estratégia utiliza o conteúdo para atrair a atenção do público. Pode ser feito por meio de textos e imagens em sites, blog, e-mail ou redes sociais.
No inbound marketing, espera-se que haja um relacionamento de confiança e mais engajamento. A empresa, inclusive, consegue ter maior noção do retorno de suas ações, ao contrário de quando se utiliza do outbound marketing, cujos resultados são mais difíceis de mensurar.
Principais benefícios do inbound marketing
O inbound marketing será responsável por aumentar as vendas e construir uma marca mais forte para sua empresa. Se só por isso você ainda não se convenceu, separamos alguns outros motivos para sua empresa apostar no inbound marketing.
- Alcançar o público-alvo: com um conteúdo específico, você vai conseguir um alcance maior e atrair quem realmente interessa para o seu site – quem pretende consumir e tem maior potencial de compra.
- Relação de confiança: esse é um dos pontos principais do inbound marketing. Ao escrever diretamente para sua persona, você acaba “conversando” com ela, oferecendo um material do qual ela gosta e consome. Ao criar essa relação de confiança, será mais fácil recomendar dicas e produtos para o usuário. E, na hora de o cliente decidir de quem vai comprar o produto, as chances de ele escolher quem já conhece e confia são grandes.
- Ciclo de vendas mais curto: quem vende pela internet sabe que, às vezes, o processo de o cliente comprar o produto, considerando o primeiro contato até o fechamento do pedido, é longo e demorado. Com o inbound marketing, é possível diminuir o tempo dessa jornada, do funil de vendas.
- Menor custo: investir em inbound marketing é mais barato do que pagar pelas mídias tradicionais, como já vimos em outbound marketing. Além disso, é um investimento mais eficiente, já que é possível direcionar os recursos para a estratégia escolhida.
- Mensuração: o inbound marketing vai fazer sua empresa acompanhar os dados em tempo real. Além de obter um resultado mais rápido, uma das vantagens do inbound marketing é corrigir eventuais falhas, ao definir com precisão o que está ou não está funcionando.
As etapas do inbound marketing
Para colocar o inbound marketing em prática, é preciso entender o seu processo e as suas quatro etapas principais: atração, conversão, venda e encantamento.
Atração: obter tráfego qualificado para os seus canais digitais. O importante é atrair a persona do seu negócio: lembre-se de que aqui é melhor dois visitantes que compram da sua empresa do que 10 que não gastam nada. Ofereça conteúdo interessante e relevante (em sites, blogs, e-mails ou redes sociais, por exemplo) para atrair possíveis clientes para suas páginas.
Conversão: após atrair os visitantes, seu objetivo é convertê-los em leads. Estreite o relacionamento com o público, ofereça a ele novos conteúdos, tenha mais poder de persuasão. Utilize ferramentas como landing pages, formulários ou softwares de CRM, por exemplo.
Vendas: primeiro sua empresa atraiu consumidores em potencial e depois converteu leads; agora é hora de vender, ou seja, hora de transformar os leads em clientes. Ferramentas de automação de marketing e e-mail marketing ajudam nesse processo.
Encantamento: uma nova jornada começa após a conclusão da compra; afinal, manter o contato dos clientes é de fundamental importância. Com um bom serviço de pós-venda, a ideia é fidelizar o consumidor e fazê-lo comprar mais produtos e também indicar sua empresa para outras pessoas. Crie conteúdos específicos para esse tipo de público e não se esqueça dele!
Agora que você já sabe bem como funciona o inbound marketing, é hora de colocá-lo em prática. Contrate uma empresa especialista no assunto e veja sua empresa crescer! E continue acompanhando mais matérias sobre marketing digital em nosso site.