A marca é o que as pessoas falam sobre você. O posicionamento da marca é como você deseja se mostrar para as pessoas.
A marca é um dos bens mais valiosos de uma empresa. Conquistar uma marca que leve credibilidade ao público não é uma tarefa fácil e não acontece do dia para a noite. Obviamente o sucesso de uma marca está relacionada a qualidade dos serviços prestados pela aquela empresa.
Portanto, não adianta ser uma escola com uma estrutura maravilhosa, num local estratégico, com um corpo docente experiente se, no final, os pais e responsáveis não estiverem satisfeitos com os seus serviços.
O trabalho com a marca deve ser uma das principais preocupações de um gestor ou mantenedor de uma escola. Pais e responsáveis investigam sobre a reputação das instituições antes de matricularem seus filhos.
Não importa o tamanho ou perfil de sua escola, as pessoas precisam falar bem de sua empresa e, para isso, é preciso focar no seu cliente, entender suas necessidades e avaliar se sua escola consegue ou deseja atendê-las.
O posicionamento de uma marca traz valor percebido para a empresa, traz credibilidade e, consequentemente, mais clientes.
Para descobrir o posicionamento de marca de sua escola, faça algumas perguntas:
– Por que essa escola foi fundada? Qual foi a inspiração?
– Qual a missão da escola?
– Há algo único ou importante sobre a visão dos fundadores da escola?
– Se sua escola fosse uma pessoa, que tipo de pessoa ela seria? (tente descrever com detalhes esse tipo de pessoa, idade, gostos, aparência).
– Quando você pensa na sua escola, que imagens vêm à cabeça?
– Descreva o diferencial de sua escola em uma frase.
– Descreva em detalhes a sua visão sobre a escola daqui há 5 anos.
– E seus clientes e consumidores? Se identificam com sua marca?
É preciso entender antes sobre seu público-alvo. Qual o perfil dos seus clientes (pais/responsáveis) e consumidores (alunos)? Eles buscam preço? Estão preocupados com os valores morais da escola? Querem uma instituição focada no vestibular? Enfim, de modo geral, por que os pais e alunos procuram sua escola?
É preciso entender também os anseios do fundador, gestor ou mantenedor: é esse o perfil de clientes e consumidores que a escola deseja atender? Se não for, qual o perfil? Como quero que minha escola seja percebida pelos clientes e consumidores?
Depois de toda essa reflexão, é hora de colocar a mão na massa. Complete as frases abaixo e encontre o posicionamento de marca de sua escola.
A minha escola é:
O quê: a única escola
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(destaque o diferencial de escola, tem que ser algo que nenhuma escola concorrente tenha. Exemplo: Minha escola é a única que possui uma filosofia de educar os alunos para prepará-los de verdade para o mundo.)
Como:
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(coloque o que seu escola faz de especial. Ex. que forma cidadãos por meio de uma proposta pedagógica concreta).
Quem:
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(Para quem você oferece o seu serviço? Você pode descrever dois públicos: os pais/ responsáveis e os alunos. Exemplo: para pais preocupados em formar cidadãos e alunos preocupados em fazer a diferença).
Onde: _____________________________________________________________________
(onde sua escola atua. Exemplo: que residem em São Paulo)
Por quê: _____________________________________________________________________
(diga qual o interesse do seu público em usar os seus serviços. Exemplo: que acreditam que a educação pode mudar o mundo).
Quando: _____________________________________________________________________
(em qual contexto tudo isso acontece? Exemplo: numa era em que as pessoas estão mais preocupadas em si do que no planeta em que vivem).
Agora, junte todas as respostas em uma única sentença e veja se faz sentido.
Exemplo: “Minha escola é a única que possui uma filosofia de educar os alunos para prepará-los de verdade para o mundo, que forma cidadãos por meio de uma proposta pedagógica concreta, para pais preocupados em formar cidadãos e alunos preocupados em fazer a diferença, que residem em São Paulo e que acreditam que a educação pode mudar o mundo, numa era em que as pessoas estão mais preocupadas em si do que no planeta em que vivem.”
Você pode fazer ajustes, caso achar necessário. O importante é você olhar para aquela frase e pensar “sem dúvida, esse posicionamento representa o que desejo para a marca da minha escola”.
Pronto! Você encontrou o posicionamento de marca da sua escola. Agora, divulgue para seus funcionários e clientes. Se achar interessante, coloque essa frase num quadro na recepção da escola, na sala dos professores, em seu site, em todo o lugar. Os funcionários precisam ter atitudes de acordo com o posicionamento de sua escola, assim como, os clientes que irão buscar seus serviços, deverão estar conscientes do propósito de sua instituição.
Desse modo, a escola acaba tornando-se muito mais que uma instituição de ensino e sim, uma comunidade forte unida por um objetivo em comum.
Texto: Helena Poças Leitão, autora do livro Marketing Escolar de Bolso e fundadora da Sua Escola Ideal.